Everaldo Anunciação, vice-presidente do PT, morre em Salvador

O vice-presidente do Partido dos Trabalhadores (PT), Everaldo Anunciação, faleceu nesta quarta-feira (20) em um hospital de Salvador. A notícia foi confirmada por Éden Valadares, atual presidente do PT na Bahia.

Everaldo, que lutava contra um câncer, estava internado no Hospital Santa Izabel. Detalhes sobre o sepultamento ainda não foram divulgados.

Com uma longa e dedicada carreira política, Everaldo Anunciação foi eleito para a vice-presidência nacional do PT em março de 2025. Nascido em Ilhéus, ele tinha forte atuação no sul da Bahia. Na cidade de Itabuna, foi vereador de 1997 a 2000 e ocupou secretarias municipais em diferentes gestões.

Sua trajetória inclui também cargos importantes na Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (Ceplac) e na Central Única dos Trabalhadores (CUT), onde foi presidente regional no sul da Bahia. Everaldo também liderou o diretório do PT em Ilhéus.

Lideranças políticas prestam homenagens

A morte de Everaldo Anunciação gerou grande comoção entre políticos de todo o país. O presidente Luís Inácio Lula da Silva lamentou a perda em suas redes sociais, destacando que Everaldo "teve uma vida marcada pelo compromisso com um país mais justo, pela coragem e a capacidade de articulação."

O senador Jaques Wagner e o ministro-chefe da Casa Civil, Rui Costa, também se manifestaram. Wagner, em seu perfil no Instagram, afirmou que Everaldo "será sempre lembrado por todos nós como uma voz forte na defesa da classe trabalhadora". Já Rui Costa o descreveu como "um homem que dedicou sua vida à militância política, à defesa da democracia e aos interesses do povo brasileiro."

O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, prestou sua homenagem, ressaltando o legado do companheiro: "Sua ausência dói, mas nos convoca a seguir firmes, honrando a história que escreveu. Everaldo presente!"

Notícia anterior
Vasco entra em contato com Thiago Carpini, técnico do Vitória, diz portal
Próxima notícia
Marcell Moraes confirma candidatura ao Senado e revela apoio estratégico
upload\05052025041424.jpeg

Notícias relacionadas