vereador de Salvador André Fraga foi entrevistado na Rádio CBN por Marcell Moraes, recordista mundial em leis de defesa dos animais, responsável pelo primeiro hospital veterinário público da Bahia e pré-candidato a deputado federal. A conversa trouxe reflexões sobre políticas ambientais, infraestrutura, preservação da fauna e os desafios de gestão enfrentados tanto na capital quanto no restante do estado.
Durante o bate-papo, André Fraga ressaltou que a pauta ambiental ainda precisa ganhar mais espaço nas decisões públicas. De acordo com o vereador, Salvador e a Bahia avançaram nos últimos anos, mas ainda há um longo caminho a ser percorrido para que planejamento, sustentabilidade e proteção ambiental se tornem prioridades consistentes nas gestões municipal e estadual.
Fraga também comentou sobre o projeto da ponte Salvador–Itaparica, destacando a necessidade de análise técnica mais profunda sobre seus impactos. Para ele, é importante que decisões dessa magnitude sejam tomadas com base em estudos atualizados e com participação dos setores envolvidos. “O principal projeto de infraestrutura do estado hoje é uma ponte. Uma ponte que vai ligar Salvador a Itaparica e que, no formato como está projetada, pode ser uma grande barreira para o desenvolvimento das cidades do Recôncavo. Estudos já mostraram isso, mas mesmo com alertas de diferentes setores da economia baiana, o governo segue insistindo no modelo”, declarou.
Além da discussão sobre infraestrutura e gestão ambiental, Marcell Moraes trouxe para a conversa a pauta do bem-estar animal, com foco na situação do Zoológico de Salvador. Ele destacou que o modelo atual não representa o que considera adequado para cuidado e respeito à fauna. “O zoológico não é um lugar de sorriso. Os animais sofrem ali. Uma coruja, que é naturalmente noturna, precisa ficar acordada durante o dia para entreter visitantes. Esse modelo é arcaico, medieval e hoje virou apenas o quintal do governador”, disse.
A entrevista reforçou a necessidade de fortalecer políticas públicas ambientais e ampliar o debate sobre o desenvolvimento sustentável. Para ambos, o progresso depende de planejamento, responsabilidade técnica e integração entre sociedade civil, governo e especialistas.
Notícia anterior
Vasco entra em contato com Thiago Carpini, técnico do Vitória, diz portal
Próxima notícia
Secretário de Educação de Vera Cruz destaca superação de média da Bahia no IDEB e projeta novas ações no CBN Educa+