O programa CBN Educa+ da última quarta-feira (19) recebeu a professora Marta Costa Beck, Doutora em Educação e Desenvolvimento Regional e docente da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS), para uma conversa profunda sobre o impacto e a relevância dos cursos profissionalizantes e técnicos na formação de jovens e adultos. A entrevista foi conduzida pela jornalista Fernanda Cruz.
Com 40 anos de sala de aula, Marta compartilhou experiências acumuladas desde 1985, destacando as transformações entre gerações e o papel social da escola. Para ela, acompanhar a trajetória dos estudantes dentro e fora do ambiente escolar continua sendo o maior combustível da profissão.
“Para estar em sala de aula é preciso gostar de gente, isso que me move. A escola é vida, ver os pequenos se desenvolver, os jovens crescerem e irem para a fase adulta é gratificante. Encontrá-los já grandes, formados, é uma sensação de dever cumprido”, afirmou.
O impacto dos cursos técnicos
A professora explicou que o ensino técnico não é novidade no Brasil, já que existe desde o século XX, com força impulsionada pelo Senai e Senac. Porém, segundo ela, os Institutos Federais foram responsáveis por elevar esse modelo a outro patamar ao oferecer cursos integrados ao ensino médio, permitindo que os jovens saiam da escola já com uma formação profissional.
Sobre isso, Marta pontuou o impacto social positivo que isso causou para milhares de famílias, pois estudantes, muitos deles mantenedores da casa, puderam iniciar a vida laboral imediatamente após o término dos estudos, sendo empregados com carteira assinada, possibilitando uma vida digna.
Para a docente, ainda há a necessidade urgente de expandir cursos ligados à tecnologia, especialmente áreas emergentes como Inteligência Artificial, que representam grande parte das novas oportunidades de trabalho.
Observando o cenário regional, a docente fez uma avaliação específica sobre a Bahia. Salvador, por exemplo, pela força no turismo e hotelaria, deveria ampliar cursos técnicos nessas áreas. Já para o estado como um todo, citou formações estratégicas:
Eletrotécnica e eletromecânica, devido ao impacto da indústria;
Logística, com grandes centros de distribuição em operação;
Química e petroquímica, por conta do Polo de Camaçari;
Segurança do trabalho, pela demanda crescente em diversos setores.
No final do programa, Marta deixou um recado inspirador para jovens de todo o país:
“Busquem conhecimento, isso será a única coisa que ninguém tirará de vocês. Não achem que, por serem de escola pública, vocês não poderão fazer cursos técnicos nos institutos e depois buscarem formação nas universidades públicas. Podem sim! Esses espaços são para vocês, não parem.”
O CBN Educa+ vai ao ar todas as quartas-feiras, às 15h, na Rádio CBN Salvador (100,7 FM), com transmissão simultânea no Facebook, Instagram e YouTube da emissora.
Notícia anterior
Vasco entra em contato com Thiago Carpini, técnico do Vitória, diz portal
Próxima notícia
Marco Lessa ressalta excelência do cacau da Bahia em conversa no CBN Mundo Empresarial